19 de agosto de 2009

Visão da Inovação

Inovar em tempo de crise ou não crise é sempre uma excelente estratégia.

O desafio da inovaçao é que ela é como um gato, não adianta chamar, ela vem. Você precisa criar o ambiente para ter boas idéias. Para inovar é preciso criar condiçoes para que seus colaboradores possam usar o seu cerebro de maneira criativa e começar a ver oportunidades onde os outros enxergam como dificuldades:

- critica postergada: não critique os outros, procure ouvir suas idéias, por mais absurdas que possam parecer num primeiro momento.
- ver, fazer, obter: a velha mudança de paradigma, para obter algo diferente voce deve ver diferente e principalmente fazer diferente. Se fizer da mesma forma obtera o mesmo resultado.
- errar é uma premissa: para criar coisas diferentes você provavelmente vai errar muito, não deve punir o erro.
- confiança: por si só a confiança pode ser uma estratégia isolada - crie um ambiente de confiança, os liderados precisam confiar plenamente no lider e em seus colegas - sem este ingrediente, equeça a inovação.
- caos organizado: na sua equipe de projeto ou em outros setores procure não deixar os processos/cargos/responsabilidades muito formal, promova o chamado "caos organizado". Evidente que deverá impor limites quando ficar muito caotico para não perder o foco no seu negócio.
- diversidade: idades diferentes, cultura, expertise, vivencia - a inovação vem das pessoas - quanto mais diversificada for sua equipe mais catalitico podera ser o processo para convergir em boas idéias.
- brainstorm: crie seções de brainstom com a sua equipe.
- estabeleça propósitos: uma pessoa que limpa o seu escritorio todos os dias esta somente tirando a sujeira ou esta propiciando um ambiente agradável e limpo para seus clientes e colaboradores? Como é importante esta pessoa para a organização. Deixe que elas saibam disso.
- saia do escritório: um passeio no parque, uma corrida de kart, uma viagem a um lugar exotico - outros ambientes, outras idéias
- saiba que não inventaram tudo ainda: sempre terá algo a ser melhorado, aprimorado ou que poderá ser feito de forma diferente.


Matéria tirada do Site PEGN

Nenhum comentário: