14 de agosto de 2009

Inovar?? Renovar??

Hoje estava pensando nesta questão, o que é melhor inovar ou renovar?

Duas situações muito discutidas nos dias de hoje em todas as situações, seja em casa, na faculdade e nas empresas, principalmente nas empresas, onde a palavra de ordem é INOVAÇÃO. Mas sera que todos sabem (e praticam) a inovação?

Primeiro vamos distinguir as duas palavras, longe de mim ser um Pasquale no assunto, porém existem uma definição prática do ponto de vista gramatical.

REnovar, o prefixo re indica que algo sera feiuto novamente, e com possivel mudança, assim como fazemos em nossa casa quando precisamos melhorar o o banheiro por exemplo, estamos fazendo uma REforma, ou seja, estamos dando nova forma, quando algo esta mal feito precisa ser REfeito, ou seja quando renovamos estamos fazendo nada mais que, melhorando algo que ja existe, que ja esta pronto mas precisa ser melhorado. É errado? NÃO! Mas estamos fazendo com que algo seja melhorado.

O que seria inovar então? Neste caso o prefixo IN nos mostra que algo será inserido, introduzido, algo novo, realmente novo. As palavras iniciadas com este prefixo querem indicar que algo novo estará acontecendo, será realizado, ou será feito para que os processos sejam modificados, não quer dizer dizer que serão melhorados, porém, é algo novo o qual precisamos nos adaptar.

A inovação tem a tendencia de ser mais dificil de ser implementada do que uma renovação, porque ninguem sabe ao certo se vai funcionar, como um velho dito popular "é um tiro no escuro". Mas esta é a chave mestra da inovação, o desafio. Tenatar fazer algo diferente que ainda não tenha sido tentado, arriscar, apostar que a mudança é válida. Quando se tenta inovar algum processo, sempre terá alguém que vai dizer de imediato "Isso não vai dar certo", "Estão só inventando 'moda'". Mas é nesses momentos que conseguimos enxengar quais são as pessoas realmente comprometida com esta mudança, quem realmente vai caminhar ao seu lado para tentar enfrentar o desafio, em definitivo, quem vai apostar na sua idéia.

Assim como muitas renovações tendem a voltar as costumes antigos, e cairem no comodismo novamente, algumas inovações precisarão ser renovadas e modificadas para que possam enfim dar certo e trazerem o sucesso esperado.

Saiba, antes de mais nada, é preciso planejar, ouvir as partes interssadas, e discutir o assunto antes de qualquer modificação, desta forma, as chances de quaisquer modificações darem certo serão maiores, caso contrário, torna-se imposição, onde as chances de resistencia contrária serão maiores ainda.

Pense bem, discuta as novidades e demonstre suas idéias, mas primeiramente, acredite nelas, caso contrario não conseguira convencer ninguém que elas poderão dar certo.

Ah, a ia me esquecendo, o Livre Pensar está de cara nova, inovei no layout, mas apenas renovei os pensamentos, por que aprendi que devo ser eu mesmo, mas nuca ser sempre o mesmo.

Nenhum comentário: