6 de agosto de 2009

Competitividade e Rivalidade, qual a diferença?

Esta semana que se passou participei de um encontro promovido pela empresa em que trabalho, um encontro motivacional estilo gincana com varias provas, o intuito era promover a integração entre os colaboradores da empresa, que tem como marca o cunho social na arrecadação de doações para entidades assistenciais, neste ano as doações foram de gelatinas para a Instituição Pela Vidda que trata crianças soropositivos.

Neste encontro, como em muitos, existia muita disputa nas provas, e ouvi com muita frequencia que um certo competidor era muito "competitivo". Foi aí que comecei a me perguntar o que tem de mais em ser competitivo? É errado querer ganhar? A resposta, desde que haja lealdade e entendimento do intuito da prova, NÃO!

Mas deixa eu me explicar, a competitividade existe para que possamos repensar nossos critérios de evolução, aff soou um pouco filosófico hein? Mas me diga o que aconteceria se não houvessem as competições? Haveriam inovações? Teriamos automóveis bicombustiveis? Não teriamos opções para satisfazer nossas menores vontades, ou seja se for uma competição por inovações e novos conceitos só temos a ganhar. Mas existem as competições por objetivos amorais, as quais nem quero mencionar.

Mas quando o espirito competitivo é perde para o egoismo cego da vitória a todo custo, nós perdemos o sentido de evolução.
Existem pessoas que não almejam a vitória pelo gosto das disputas, mas a veem somente como unica situação de valor real, enquanto que a vitória final é apenas um somatório das pequenas conquistas.

As pessoas deviam dar mais valor ao significado da competição do que buscar somente o auge, são quando ocorrem as derrotas é que devemos pensar melhor em nossas atitudes e como devemos muda-las se necessario, nas perdas temos mais noção do quanto somos humanos e o quanto temos que evoluir.

Ser competitivo é buscar a evolução constante, mas quando a competitividade dá lugar ao interesse cego da vitória passamos a enxergar nossos competidores como rivais, e os vemos como inimigos, desta forma sim, a competitividade passa a ser errada pois ela vai decaindo dando lugar ao egoismo e o egocentrismo.

Mas saiba que é possivel ser um grande competidor sem precisar ser atingido por este egoismo, simplesmente entre na competição com a alma aberta, e saiba que os resultados bons vem com o esforço e a dedicação na medida certa, sorte também ajuda, mas seu espirito fala mais forte quando compete sabendo que sua vitória depende de sua preparação sim e principalmente do amor dedicado a sua competição.

Portanto seja competitivo com amor que nunca terá inimigos e sim competidores em lados opostos.

Nenhum comentário: